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quinta-feira, 30 de maio de 2013

Congonhas



Visitar Congonhas é testemunhar o amadurecimento, ápice e genialidade das obras de Aleijadinho aliada à igual genialidade das pinturas de mestre Ataíde.

Inspirada pela cidade de Matozinhos (Portugal), Aleijadinho foi contratado para esculpir as esculturas que compõe as 6 capelas dos passos da paixão de Cristo e os 12 profetas que estão no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

O mais incrível é a voz que clama por igualdade que o artista faz ecoar até hoje através de suas obras.
Ele conseguiu fazer uma releitura da via crucis inserindo a realidade mineira em detalhes como o "leitão à pururuca" - prato principal da última ceia.

 
 
A dramaticidade de cada escultura nesta foto entalhada, reproduzindo o exato momento em que Jesus disse "Em verdade vos digo, um de vós me há de entregar”, fizemos a foto acima com o detalhe de Judas segurando o saco de moedas que o fizeram entregar Jesus e, logo atrás dele, Tomé olhando assustado e incrédulo a atitude de Judas.
Outro detalhe interessante é constatar a superstição de Aleijadinho, que avesso ao número 13 (12 apóstolos + Jesus) inclui um serviçal (de pé) para que este passo ficasse completo com 14 figuras.
Como Aleijadinho já estava começando a sentir a degradação em seu corpo, o trabalho tornava-se cada vez mais árduo, por isso, as figuras que encontram-se atrás da mesa foram construídas apenas da cintura para cima, já que suas pernas e pés seriam omitidas de qualquer forma pela mesa.
Mesmo assim, cada detalhe esculpido tornou as figuras incrivelmente realistas, especialmente Jesus que, com olhos de vidro brilhantes e verdadeiros, contribuem ainda mais para transmitir as expressões desses momentos decisivos para a humanidade.
 
O anjo com o cálice da amargura - Pai, afasta de mim este cálice, mas que seja feita a sua vontade.
Na verdade, depois de todo nosso aprendizado acerca dos anjos, consideramos o anjo acima um Marmanjo (anjo com corpo de homem) rs. Aprendemos também que os Serafins possuem 6 asas, os Querubins 4 e os Anjos 2.
De qualquer forma, a perfeição do trabalho de Aleijadinho sublimada pela pintura de Ataíde é de tirar o fôlego.
 
A prisão de Jesus - detalhe para a orelha do soldado na mão de Jesus
 
Nos passos da flagelação e coroação de Jesus, Aleijadinho encontra espaço para expor a realidade da época: Jesus é flagelado no pelourinho e seu pescoço traz as marcas da forca de Tiradentes.
Aleijadinho esculpia os soldados com feições grosseiras para reforçar a maldade que carregavam. Por sua vez Jesus é esculpido com perfeição e seu rosto mostra o sofrimento que sentia nesses momentos.
 
Passo da subida do Calvário
Nesta cena Aleijadinho também encontra espaço para expor a miséria da humanidade ao esculpir a criança desnutrida no colo de sua mãe, por isso Jesus fala “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas chorais sobre vós mesmas e sobre vossos filhos”.
 


Por fim, a crucificação de Jesus e, no detalhe, os soldados tirando a sorte sobre sua túnica (com o dado).
 
As capelas terminam quase no adro do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, aonde estão os profetas esculpidos em pedra-sabão.
Dizem que Aleijadinho também fez um paralelo entre os profetas e os incofidentes. Por isso, a escultura de Jonas traz uma gola alta para esconder as marcas da forca, já que na verdade, ele é também Tiradentes.
Os profetas também estão alinhados em 3 triângulos. O primeiro grupo representa a sagrada família, o segundo grupo representada a santíssima trindade e, o terceiro, os ideais iluministas ( liberdade, igualdade e fraternidade) representados pela bandeira de Minas.
 



Jonas com a baleia abaixo de seus pés
- a escultura também faz referência à Tiradentes


 
O Santuário é lindo e traz muitos peregrinos durante o ano. Existe uma sala dos milagres só para acolher o agradecimento das graças alcançadas através da fé em Bom Jesus de Matosinhos.
O Santuário também possui altares laterais e tem muitas relíquias expostas, uma delas é a de Santo Agostinho.
 
Tentamos visitar a Matriz de Nossa Senhora da Conceição
em Congonhas, mas estava fechada...
 
 


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