![]() |
Estação Ferroviária - Ouro Preto |
![]() |
A estação também é carregada de histórias e possui totens com vídeos que falam sobre os diferentes séculos de desenvolvimento da região. |
Decidimos conhecer a cidade de Mariana a partir do passeio de trem que sai de Ouro Preto (de quarta a domingo, partidas às 10h00 e às 13h00). A passagem (ida e volta) custa R$ 50,00 no vagão normal e R$ 80,00 no vagão panorâmico e o trajeto de 18km é percorrido em 1 hora.
Optamos pelo vagão panorâmico para tirar muitas fotos e valeu a pena! A vista é incrível!!
![]() |
Perto de Mariana ainda é possível ver alguns mineradores peneirando as margens do rio em busca de ouro. |
A chegada em Mariana já mostra que a cidade está super bem conservada e é muito lindinha!
A urbanização também já se ocupou de ampliar a cidade, mas o centro histórico está impecável e vale muito a visita!!!
![]() |
A principal igreja da cidade fica na praça da Sé - Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção. |
O pelourinho no centro da praça em frente a Casa de Câmara, reflete a opressão e a severidade com a qual a Metrópole mantinha o controle de uma sociedade composta por um número muito maior de escravos do que de brancos.
O mais incrível de Mariana é que ela conta com a prova viva da competição que as irmandades tinham para demonstrar seu poder, como se opulência fosse o sinônimo maior da fé:
A igreja São Francisco de Assis (à esquerda) e a Igreja Nossa Senhora do Carmo (à direita) foram construídas pelas respectivas irmandades que concorriam entre si em pompa, poder e influência.
(lembrando que quem mais contribuía para estes projetos era enterrado mais próximo do altar).
Caminhar pela cidade também traz inesperadas surpresas aos turistas curiosos que fuxicam em cada plaquinha pregada pelas paredes setecentistas.
O Mosteiro é o ponto mais alto da cidade; subindo até os sinos da Igreja São Pedro dos Clérigos é possível ter uma ampla vista da cidade.
![]() |
Igreja São Pedro dos Clérigos (Mosteiro) |
O trem parte de Mariana com destino à Ouro Preto às 13h e às 16h e ao chegar em Ouro Preto é possível saborear alguns quitutes no vagão-café que fica na própria estação.
De volta a Ouro Preto, decidimos ir à missa na Igreja N. Sra. das Mercês da Misericórdia. Assistir à missa numa igreja de 230 anos de idade foi uma emoção!
Enquanto esperávamos a missa começar, tiramos algumas fotos da fachada e nos demos conta de que do outro lado da rua fica o observatório. Fomos informados de que o mesmo estaria aberto logo após a missa para visitação e um monitor estaria lá dando instruções. Claro que não perdemos a oportunidade!
O observatório faz parte da Escola de Minas e ainda é usado em algumas aulas. O telescópio é de 1912 e está funcionando perfeitamente, considerando a limitação técnica do equipamento.
Apesar do céu nublado, conseguimos ver saturno bem pequeno e a superfície da lua com detalhamento incrível, que não seria possível ver através de fotos!
![]() |
Jantar no Spaghetti, ambiente agradável no subsolo de uma antiga residência. |
Após mais um dia de aventuras, jantar no restaurante Spaghetti, na rua Direita (mas não comemos massa e sim uma chapa de carne, batata e queijo, tudo diet!) e preparar para um dia seguinte dedicado a museus....confira em nosso próximo post!
0 comentários:
Postar um comentário