Quando traçamos o roteiro da Estrada Real, nós não imaginávamos que entraríamos em contato com tão larga e vasta história do Brasil!!
Isto porque Tancredo Neves nasceu em São João Del Rei e ali pudemos visitar um museu dedicado à história de vida deste homem tão importante.
A ditadura e as diretas já sempre foram temas que chamaram minha atenção porque eu nasci em março de 1985, exatamente no final da ditadura e, em Abril, Tancredo morreu antes de assumir a presidência.
Ao visitar lugares como esse, mergulhamos novamente naquela época e refletimos um pouco mais sobre nossa história.... é inevitável pensar o que teria acontecido com o Brasil se Tacredo tivesse assumido e comandado o país nesta fase....ou se Tiradentes tivesse conseguido levar a cado a insurreição para libertar o Brasil colônia....(tudo bem, ele queria apenas libertar a região de Minas, mas se as cidades tivessem se organizado melhor, talvez atingíssemos a independência de outra forma...)
Neste momento não consigo pensar como viajamos tanto para fora do Brasil e tantos gringos exploram nosso país com tanto encanto e curiosidade. Se nós mergulhássemos mais em nossas próprias raízes talvez a reflexão sobre o passado nos preparasse melhor para o futuro.
Infelizmente só passamos o dia na cidade e não foi possível visitar todos os destinos desejados, porém, a igreja de Nossa Senhora do Pilar nós conseguimos visitar (quase uma visita VIP!).
Parece repetitivo visitar tantas igrejas no mesmo estilo barroco, rococó e etc, mas quando escutamos a história de cada lugar, nossa mente parece querer agarrar cada detalhe para nunca ser esquecido!
A pintura acima retrata a alusão entre o pelicano que doa sua carne e sangue para alimentar os filhotes e Jesus Cristo que se doa para nós.
![]() |
Catedral Nossa Senhora do Pilar - São João del Rei. |
![]() |
As gotas do sangue de Cristo são pedras de rubi. |
![]() |
Símbolos da maçonaria e de outras irmandades por toda parte (triângulo sobre a cabeça de Deus - dizem não se referir à maçonaria mas à Santíssima Trindade). |
![]() |
Imagem de "roca" para procissões (estrutura mais leve porque o corpo da imagem não é sólido, existe apenas uma armação de madeira para sustentar a roupa e os membros que aparecem) |
As fotos acima são na Catedral de Nossa Senhora do Pilar. Normalmente os santos de devoção nas igrejas de Minas se repetem, mas é mais difícil encontrar construções para adorações que não são típicas portuguesas (como no caso de Nossa Senhora do Pilar que é a padroeira da Espanha, por ter aparecido em Zaragoza).
Sua história também é linda, porque ela apareceu para o apóstolo Tiago quando este estava desanimado por não ver o resultado de sua pregação em Zaragoza.
Pressentindo este desânimo, dois anjos apareceram e colocaram um pilar no qual Nossa Senhora apareceu para Tiago confortando-o...detalhe: nesta época Nossa Senhora ainda estava viva, morando em Jerusalém!! E essa é a mais antiga aparição de Nossa Senhora!
O mais incrível é que viajamos tanto para a Europa e não temos o mesmo apreço pelo turismo no Brasil...sendo que muitas obras nossas ainda estão perdidas por lá...e...muita coisa de lá está por aqui!
Eu estive em Zaragoza e a igreja de lá realmente é linda, mas o que eu não sabia é que o manto da imagem original de lá foi presenteado ao Brasil pela fé e devoção que demonstramos ao construir esta Catedral.
Este manto está com a imagem menor com a qual a igreja foi inaugurada (infelizmente o Julio não tirou foto rs).
![]() |
Ladeiras infinitas de Minas Gerais...Ufa! |
Foi uma pena não ter encontrado todas as igrejas abertas, mas foi um só dia de visita e cada cidade tem várias igrejas e capelas construídas pelas várias irmandades/congregações e, por sua vez, cada igreja tem 7 altares (o principal + os laterais exaltando os santos de devoção das irmandades).
São João Del Rei não é pequena e colonial como Tiradentes, porque a urbanização quase engoliu seu centro histórico (a cidade me lembrou Campinas)....mas o interessante deste lugar é que as 5 igrejas construídas no século XVIII formam uma cruz na planta da cidade e cada uma tem a história de sua irmandade. Vale a pena visitar, lembrando que às segundas-feiras a maioria dos pontos turístico ficam fechados para manutenção.
Cai a noite, hora de voltar para Tiradentes e arrumar as malas. Próxima parada, a grandiosa Ouro Preto!
0 comentários:
Postar um comentário